TSE anuncia que cédulas para as eleições 2016 serão impressas em mimeógrafo
- flatosreais
- 30 de nov. de 2015
- 1 min de leitura
Os cortes no orçamento do Governo Federal seguem fazendo vítimas. Desta vez, a diminuição do repasse de verbas públicas à Justiça Eleitoral obrigou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a anunciar que as eleições distritais de 2016 serão realizadas com votos manuais e as cédulas serão impressas em mimeógrafos, para economizar tinta.
Para os que não conhecem, mimeógrafo é um equipamento que produz cópias a partir de uma matriz perfurada com a utilização de papel carbono e álcool. A iniciativa da Justiça Eleitoral atende indiretamente um desejo da oposição, que questionava a legitimidade da votação eletrônica e exigia a impressão de comprovantes dos votos.
Além disso, o TSE anunciou também que a contagem e totalização dos votos serão realizadas por jovens aprendizes do programa de inclusão do Governo Federal, diminuindo custos com profissionais graduados. A expectativa é que possa haver surpresas nas próximas eleições, já que os nomes citados nas cédulas serão contados, independentemente de quem seja. Desta forma, a cantora Anitta, o sertanejo Luan Santana e o jogador Neymar se preparam para assumir cargos públicos, tamanha popularidade dos mesmos.

Comentários